- Quem Somos
- Exames
- Contato
- Rede de Coletas
- Blog
- Treinamento
- Compre agora
Redução de custos com afastamentos: a importância da toxicologia ocupacional
Indústrias que atuam com agentes tóxicos sabem da necessidade de prezar pela segurança, prevenindo problemas graves em decorrência do trabalho. A toxicologia ocupacional tem essa finalidade, monitorando riscos para a saúde da equipe e desenvolvendo medidas de proteção, prevenção e diminuição da exposição às substâncias tóxicas.
Além de ser muito importante para o cuidado com a saúde dos colaboradores, essa área da ciência também faz a diferença no financeiro. A seguir, descubra como a toxicologia ocupacional ajuda empresas a economizarem, especialmente ao reduzir custos com afastamentos. Boa leitura!
Qual é a importância da toxicologia ocupacional para as empresas?
Ela garante a segurança dos profissionais no ambiente de trabalho e previne problemas graves como doenças respiratórias e cardíacas, câncer e abortos. Além de a preocupação com o colaborador ser uma questão ética, também é lei, pois legislações como a NR-15 e NR-7 tratam as atividades e operações insalubres e apresentam os limites que devem ser seguidos pelas instituições.
Outro grande benefício é que as práticas de toxicologia ocupacional diminuem a quantidade de funcionários impossibilitados de trabalhar por questões médicas, trazendo diversas vantagens que vamos ver a seguir.
Como a toxicologia ocupacional promove redução de custos com afastamentos?
Lidar com profissionais afastados gera diversos gastos, como:
Custos diretos
-
Pagamento de salário e benefícios: o trabalhador afastado por doença ocupacional ou acidente de trabalho continua recebendo remuneração e benefícios.
-
Despesas médicas: a empresa pode ter de arcar com exames, consultas, tratamentos e internações.
-
Indenizações e processos judiciais: se for comprovado que a causa do problema de saúde está relacionada ao trabalho, é possível que o empregador sofra sanções jurídicas e tenha custos altíssimos com pagamentos indenizatórios.
-
Substituição do trabalhador: contratar e treinar um substituto, mesmo que temporário, também requer vários custos com recrutamento e questões trabalhistas.
Custos indiretos
-
Perda de produtividade: o afastamento de um membro desfalca a equipe e pode causar atrasos e gargalos, além de sobrecarga para os demais colegas.
-
Impacto no clima organizacional: ter colaboradores afastados por doenças ocupacionais afeta negativamente o ambiente de trabalho, deixando o time inseguro e desmotivado.
-
Entregas comprometidas: com profissionais a menos, os serviços e a qualidade dos resultados são prejudicados, atingindo a satisfação do cliente.
Ao implementar a toxicologia ocupacional, as organizações reduzem todos esses gastos, com diversas vantagens:
-
A empresa consegue tomar medidas preventivas, como o fornecimento de novos EPIs ou a substituição de elementos perigosos;
-
É possível monitorar a saúde dos trabalhadores, identificando precocemente problemas relacionados a agentes tóxicos antes que se tornem graves;
-
Eleva a produtividade, já que, com a prevenção, os trabalhadores estarão mais saudáveis e motivados;
-
Redução da necessidade de arcar com pagamento de profissionais afastados, exames, tratamentos e indenizações.
Além de todos esses benefícios, investir em toxicologia ocupacional é excelente para a imagem do negócio, pois demonstra a preocupação em estar de acordo com a legislação e também com o bem-estar da equipe. Sua empresa se torna mais confiável perante o consumidor e os parceiros e até mesmo entre os próprios funcionários.
Implemente já a toxicologia ocupacional para a sua equipe
Conte com o DB Toxicológico nessa missão! Ter um laboratório especializado como parceiro é a melhor forma de monitorar a saúde dos colaboradores, com todos os exames em dia, prevenindo qualquer problema. Atuamos com máxima excelência, agilidade e conformidade legal.
Fale conosco e conheça os serviços!