Motoristas têm até 29 de dezembro para regularizar o exame toxicológico e evitar possíveis multas

Laboratórios alertam para a alta procura e reforçam a importância de realizar o exame dentro do prazo para evitar possíveis multas, pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir

03 de Dezembro de 2025
Notícias

Mais de 1 milhão de motoristas das categorias C, D e E estão com o exame toxicológico vencido e alguns estão recebendo alertas na CNH Digital informando que, a partir de 29 de dezembro, a multa de R$ 1.467,35 começará a ser aplicada. Segundo a Senatran, só o Detran de São Paulo concentra 350.801 desses condutores, seguido por Paraná (92.294), Minas Gerais (78.500) e Rio de Janeiro (73.062). Esses números correspondem a cerca de 10% do total de mais de 1 milhão de motoristas com exame toxicológico irregular, e, no total, há aproximadamente 4 milhões de habilitados nessas categorias no país.

A lei determina que o exame seja renovado a cada 30 meses contados da data da renovação para motoristas até 70 anos, e a autuação poderá ocorrer de duas formas: automaticamente, pelos sistemas dos Detrans, inclusive por meio das informações da CNH Digital, já utilizada por oito estados para realizar as penalizações, ou por fiscalização presencial em rodovias. Ou seja, o motorista pode ser multado mesmo sem estar dirigindo no momento da verificação.

A expectativa é de aumento expressivo na demanda por coleta e análise nas próximas semanas. Segundo especialistas do DB Toxicológico, um dos maiores laboratórios do país dedicado ao exame de larga janela de detecção, o cenário reforça a importância de os motoristas não deixarem a regularização para os últimos dias. 

“O que observamos todos os anos é uma corrida de última hora. Além de risco de vencimento e multa, o motorista pode enfrentar prazos maiores devido ao volume elevado de coletas. O ideal é realizar o exame o quanto antes”, explica o gerente do DB Toxicológico, Marcelo Teza. 

Embora muitos motoristas associem o exame à simples coleta de cabelo ou pelos, o procedimento envolve um fluxo técnico rigoroso, com cadeia de custódia, etapas laboratoriais complexas e análise confirmatória. Todo o processo pode demandar até 48 horas após a chegada da amostra ao laboratório, podendo se estender em caso de análise confirmatória. 

Para exames referentes à CNH, o laudo é automaticamente integrado aos sistemas RENACH, permitindo que o motorista conclua a renovação ou regularização documental.

“Trata-se de um exame com validade jurídica. Cada etapa, coleta, lacre, transporte, análise e armazenamento, segue normas específicas que asseguram rastreabilidade e precisão do resultado”, completa Teza. 

O exame deve ser realizado por motoristas das categorias C, D e E, inclusive aqueles que não estão exercendo atividade remunerada com o veículo. O exame é obrigatório para:

  • Obtenção da CNH
  • Mudança de categoria;
  • Renovação;
  • Periodicamente a cada 2 anos e 6 meses.

Motoristas flagrados com o exame vencido estão sujeitos a:

  • Multa de R$ 1.467,35
  • 7 pontos na CNH
  • Risco de suspensão do direito de dirigir

 

Sobre o DB Toxicológico

O DB Toxicológico é dedicado aos exames de Toxicologia Ocupacional e ao Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção. Além disso, possui um extenso menu de exames voltados para as Análises Clínicas, tais como: vitaminas, aminas biogênicas (compostos orgânicos nitrogenados que ocorrem naturalmente em organismos vivos), metais e drogas terapêuticas.   

 

Fique por dentro!
Digite seu e-mail e assine nossa Newsletter.