Mais do que uma exigência: o exame toxicológico ocupacional como um aliado da saúde

21 de Novembro de 2025
Notícias

Por muito tempo, o exame toxicológico foi visto apenas como uma exigência legal ou uma forma de controle. No entanto, essa é uma visão limitada sobre o recurso que pode, e deve, ser entendido como um aliado na promoção da saúde e da segurança no trabalho. 

A análise é capaz de identificar a exposição a substâncias químicas que, muitas vezes, passam despercebidas no dia a dia profissional. Metais pesados, solventes e outras substâncias presentes em ambientes ocupacionais podem se acumular no organismo ao longo do tempo gerando impactos silenciosos, mas significativos, à saúde. 

Ao identificar essas exposições, o exame oferece informações valiosas para prevenir doenças ocupacionais, orientar mudanças no processos de trabalho e garantir melhores condições de segurança. Em outras palavras, ele permite agir antes que os sintomas apareçam. 

Estudos brasileiros apontam que a manipulação ou o contato com substâncias químicas no ambiente de trabalho é muito mais frequente do que se imagina. Por exemplo:

Em uma pesquisa realizada na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, cerca de um em cada cinco trabalhadores informou ter contato com substâncias químicas no trabalho 

Em outro estudo, que avaliou exposição ao benzeno, um agente cancerígeno, estimou-se que mais de 770 mil pessoas no Brasil (aproximadamente 0,9% da força de trabalho de 86 milhões) estivessem expostas ocupacionalmente ao benzeno. 

Em uma investigação com trabalhadores formais e informais verificou-se alteração na expressão de genes expostos a metais tóxicos, o que reforça que certas exposições não só existem, como causam impacto físico e biológico. 

Esses dados reforçam que o ambiente de trabalho pode esconder riscos silenciosos e que o exame toxicológico não se limita apenas ao consumo de drogas ilícitas, mas também pode indicar exposições químicas e riscos ocupacionais maiores. 

Ressignificando o exame toxicológico: da obrigação ao cuidado

Portanto, ao profissional de saúde ocupacional, à empresa e ao colaborador cabe entender o exame toxicológico como:

  • Um investimento em saúde, não só em conformidade
  • Um momento de diálogo entre trabalhador, empresa e serviço de saúde para antecipar riscos
  • Parte de uma política de segurança, saúde e bem-estar que vai além da conformidade legal.

Mais do que cumprir uma exigência, realizar análise toxicológica é um ato de autocuidado e de responsabilidade compartilhada entre empresas e colaboradores. É a ciência sendo aplicada não apenas para diagnosticar, mas para proteger. 

DB Toxicológico

O DB Toxicológico oferece soluções completas para toxicologia ocupacional, com precisão, agilidade e suporte especializado.

Saiba mais sobre o seu aliado na prevenção de riscos e no cuidado com a saúde.

Fique por dentro!
Digite seu e-mail e assine nossa Newsletter.