Pessoa com deficiência física e o direito dela de dirigir - DB TOXICOLÓGICO

Pessoa com deficiência física e o direito dela de dirigir

11/10/2022 10:38

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é celebrado no dia 11 de outubro. A data visa à igualdade de oportunidades, acessibilidade, mobilidade e, acima de tudo, ao respeito, bem como a importância da inclusão social. No Brasil, mais de 17 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência física, conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada em agosto daquele ano pelo Instituto Brasileiro de Estatísticas (IBGE).

Quais os tipos de deficiências consideradas pela Lei?

As deficiências físicas são divididas em: visual (cegueira, baixa visão etc.); auditiva; física (paraplegia, nanismo, amputação ou ausência de membro, etc.); também a deficiência intelectual (quando as pessoas possuem limitação de compreensão e interação com o meio social), e a múltipla (portador de duas ou mais deficiências). Para ter acesso a lista completa, clique aqui.

A pessoa com deficiência física pode ter CNH especial?

Para quem tem alguma necessidade especial, mas nutre o sonho de ser caminhoneiro, os portadores de deficiência têm o direito de tirar CNH (Carteira Nacional de Trânsito) categorias C, D e E, conforme liminar de 2007. A diferença para os condutores sem necessidades especiais é somente para o veículo usado na prova prática que deverá ser adaptado, considerando também a aprovação da avaliação do grau de deficiência do motorista PcD em uma clínica credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Lembre-se que todos os caminhões podem ser adaptados, possibilitando condições de trabalho remunerado.

Primeiro cadeirante caminhoneiro do Brasil

Você provavelmente já deve ter lido e visto por aí a história inspiradora de Plínio Júnior, o primeiro cadeirante caminhoneiro do Brasil, que foi contratado por uma transportadora e roda o país com a esposa. Plínio sofreu um acidente no trânsito e ficou paraplégico, esteve por um tempo parado, mas carrega consigo a paixão pela estrada e o desejo de nunca desistir e, com a oportunidade, voltou a trabalhar. Plínio tem um canal no Youtube no qual compartilha seu dia a dia, dicas e motivação para quem partilha do mesmo sonho. Vale a pena conferir o Vitamina Caminhoneiro Cadeirante.