Exame de metais pesados: conheça a importância para a saúde ocupacional - DB TOXICOLÓGICO

Exame de metais pesados: conheça a importância para a saúde ocupacional

25/03/2024 17:59

A contaminação por metais pesados, como chumbo, cobre, mercúrio e outros elementos, pode causar graves problemas à saúde. Porém, em certos ramos profissionais, o contato com essas substâncias é um pouco elevado, o que gera riscos à equipe. 


Com os cuidados corretos, é possível preservar os colaboradores desses problemas, garantindo que o seu bem-estar não seja afetado. Por esse motivo, o exame de metais pesados é parte importante da saúde ocupacional em algumas áreas. A seguir, saiba mais sobre ele!


Qual é a relação dos metais pesados com a saúde ocupacional?

Eles estão presentes, de várias maneiras e com diversos níveis, em praticamente todos os ramos industriais, incluindo:

  • Alimentício;
  • De baterias;
  • Automobilístico;
  • De borracha e de plásticos;
  • Construção civil;
  • Metalurgia;
  • Petroquímico e de combustíveis;
  • Têxtil e calçadista;
  • De vidros e cerâmicas;
  • De tintas e vernizes. 

Com o tempo e a exposição frequente, esses materiais são absorvidos pelo corpo gradualmente, elevando o nível de toxinas que causam danos ao ser humano. 


Os metais pesados geram riscos aos pulmões, ao cérebro, aos músculos, aos ossos, ao fígado, ao rim, ao sistema metabólico, ao sangue, ao sistema nervoso e ao trato gastrointestinal.


Algumas pesquisas sugerem que, com o passar dos anos, a contaminação pode ser causadora de alguns tipos de câncer e prejudicar as funções físicas e neurológicas. 


Descubra a importância do exame de metais pesados para a saúde ocupacional

O exame Painel Multimetais, um dos que avalia a presença de metais pesados no corpo, é uma forma de acompanhar o nível da exposição a esses elementos no ambiente profissional. 


Veja por que ele é fundamental para a saúde ocupacional em indústrias:

1. Identificação de riscos

O teste aponta a exposição a metais pesados, permitindo a tomada de medidas preventivas, se necessário, e a mitigação dos efeitos.

2. Monitoramento constante

Fazer o Painel Multimetais com regularidade promove o monitoramento e a detecção de mudanças na exposição e sintomas ao longo do tempo. 

3. Conformidade legal

Existem diversas normas relacionadas à exposição a metais pesados que envolvem a realização de exames como esse com frequência. Portanto, o teste cuida da equipe e também ajuda a garantir a regularidade da empresa. 

4. Proteção aos colaboradores

Se for identificada a exposição a metais pesados de forma precoce, é possível tomar providências o quanto antes, evitando danos graves e possibilitando prevenir futuras contaminações. 


Como funciona o exame Painel Multimetais?


O exame é muito simples e não invasivo. É feito a partir da coleta de uma amostra de urina que é enviada para análise em um laboratório especializado. 


Os resultados, geralmente, ficam prontos em pouco tempo, permitindo uma avaliação rápida e assertiva da exposição aos metais pesados. 

Exame de metais pesados: conheça a importância para a saúde ocupacional

Não deixe de oferecer esse exame aos seus colaboradores


Prezar pela saúde ocupacional, especialmente em ambientes industriais onde há contato com os metais pesados, é fundamental para evitar os danos que esses materiais podem causar. 


Aqui, no DB Toxicológico, nós realizamos o exame Painel Multimetais com agilidade, cuidado e máxima qualidade. Saiba mais e veja como podemos ajudar você a preservar a saúde da sua equipe!