Celular: a principal causa da direção distraída - DB TOXICOLÓGICO

Celular: a principal causa da direção distraída

16/08/2023 10:30

Ao dirigir, o uso do celular, além de ser perigoso, é proibido por lei. Ainda assim, muitos motoristas fazem a utilização indevida do aparelho enquanto estão conduzindo veículos, o que abre brecha para colocar a própria vida e a de outras pessoas em risco.

Para você ter uma ideia, a direção distraída, ocasionada muitas vezes pelo uso do smartphone, é um dos principais fatores que ocasionam acidentes de carro. Só em 2021, foram mais de 11 mil mortes no trânsito, segundo dados do Ministério da Infraestrutura. Isso significa que, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida.

Os números são preocupantes. Por isso, contar com estratégias preventivas é fundamental para salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro. A seguir, separamos informações sobre a direção distraída e como é possível evitá-la. Boa leitura!

O que é direção distraída?

Trata-se de realizar qualquer ação que prejudique a atenção do motorista. Isso acontece devido a conversas com pessoas dentro do veículo, a comer e beber ao volante, mas, principalmente ao uso do celular. Ao fazer essas práticas, a condução deixa de ser segura, o que aumenta os riscos de acidentes.

Quais são os riscos do uso do celular ao volante?

O aparelho interfere completamente na atenção do motorista, reduzindo a percepção de obstáculos e pedestres, além de diminuir a ação em casos de algum risco de acidente, bem como perder a noção da velocidade, levando a colisões e atropelamentos. 

Não é à toa que o uso de celulares ao dirigir aumenta em até 400% as chances de acidentes, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde.

Apesar de não ser considerado um crime de trânsito, a utilização de aparelhos telefônicos é uma infração gravíssima, que acarreta multa e pontos na CNH, além, é claro, de trazer risco à vida do motorista, de passageiros, pedestres e outros condutores.

Como evitar a direção distraída?

A seguir, confira algumas dicas para manter uma condução segura e livre de desvios que prejudiquem a sua atenção:

  • - Não beba e coma enquanto estiver dirigindo: faça uma pausa para se alimentar. Assim, você aproveita para esticar as pernas e movimentar o corpo.

  • - Faça uma playlist para dirigir: já deixe uma lista de reprodução predefinida, para que você não precise se distrair mudando a música no telefone ou no rádio.

  • - Programe o seu GPS antes de partir para a estrada: configure o equipamento para que ele forneça instruções em voz alta, para não ter que ficar verificando as informações no telefone.

  • - Desligue as notificações do celular: é importante silenciar as notificações para que não chamem a sua atenção ao volante. Quando você fizer uma pausa, aproveite para conferir o celular.

  • - Mantenha a sua cabeça focada no trânsito: evite sair nervoso ou com problemas a serem resolvidos. Na hora do trânsito, é importante estar calmo e centrado apenas em dirigir.

  • - Utilize um dispositivo mãos-livres: esses recursos permitem que você realize chamadas telefônicas sem precisar fazer uso do celular. Há opções de alto-falantes Bluetooth e fones de ouvido sem fio, por exemplo, que podem ser ótimas alternativas.

Em resumo…

  1. A direção distraída é toda ação que prejudica a atenção do motorista enquanto ele dirige.
  2. O uso do celular ao volante aumenta em até 400% as chances de acidentes.
  3. Sempre programe o GPS e deixe as notificações do smartphone desligadas para não comprometer a sua atenção no trânsito.

Acompanhe outros artigos

Continue por aqui e confira mais matérias com dicas e informações sobre a vida na estrada.