Maio Amarelo: a importância do movimento para reduzir acidentes de trânsito - DB TOXICOLÓGICO

Maio Amarelo: a importância do movimento para reduzir acidentes de trânsito

08/05/2023 08:47

Em meio a tantos acidentes de trânsito, falar sobre segurança veicular é fundamental. Nesse contexto, a campanha Maio Amarelo chega como uma forma de conscientizar as pessoas, para ter mais empatia ao conduzirem seus veículos.


No artigo de hoje, você vai conferir como estão os índices relacionados aos acidentes de trânsito no Brasil e por que esse movimento é tão importante. Vamos lá?


O que é o Maio Amarelo?

A campanha tem o objetivo de reduzir acidentes de trânsito. Com ações durante todo o mês de maio, chama a atenção para o alto índice de pessoas que se envolvem em acidentes no Brasil, colocando em foco a segurança na direção.


O movimento busca envolver empresas, esferas governamentais e a sociedade como um todo, para conscientizar as pessoas a respeito da nossa vulnerabilidade. Se cada um mudar a própria atitude e ser mais fraterno ao conduzir um veículo, é possível salvar vidas.


Neste ano, o Maio Amarelo completa 10 anos e tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”.


Por que o Maio Amarelo é importante?

Ao olhar para os números, vamos entender a importância de movimentos como esse, que enfatizam a mudança de atitude no trânsito. Para você ter uma ideia, de acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), órgão da Secretaria Nacional de Trânsito, quase 12 mil pessoas perderam a vida em razão de acidentes em 2021.


No ano seguinte, foram registrados quase 65 mil acidentes. Desse total, 82% acabaram com vítimas feridas ou mortas. Os dados pertencem a uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O tipo de sinistro mais registrado em 2022 foi a colisão, representando 60% dos casos. Saída de pista e capotamento ficaram em segundo e em terceiro lugares respectivamente.


Além disso, segundo informações do Anuário Estatístico da Polícia Rodoviária Federal de 2021, 47% do total das mortes nas rodovias federais brasileiras estão relacionadas a acidentes com caminhões. Entre as principais causas, estão: o uso de drogas, o excesso de jornada de trabalho, as condições precárias de descanso, entre outros fatores que contribuem para acidentes no trânsito.


Saiba a relação do Exame Toxicológico com o Maio Amarelo

O Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção tem como objetivo analisar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de droga ou substância tóxica nos últimos meses. Desde 2016, esse teste se tornou obrigatório por lei, tanto para a emissão, a renovação e a alteração de CNH das categorias C, D e E.


No entanto, muito mais do que uma obrigação que preserva a vida dos motoristas, o Exame Toxicológico ainda ajuda a reduzir os índices de acidentes de trânsito provenientes do consumo de substâncias indevidas.


Precisa fazer o Exame Toxicológico?

Confira os postos de coleta do DB Toxicológico mais próximos de você!