7 dicas para caminhoneiros dirigirem com mais qualidade
07 de Junho
Notícias

Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), com base no Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga (RNTRC), estima-se que o Brasil conta com cerca de 1 milhão e setecentos mil veículos de carga, como caminhões. Com este dado, podemos estimar que o número de caminhoneiros seja equivalente.

 

Os profissionais por atrás do volante desses veículos são responsáveis pelo transporte de materiais diversos, alimentos, animais, entre outros. Por isso, é imprescindível que a sua rotina pelas estradas seja segura, mantendo uma boa qualidade de vida.

 

Neste artigo, reunimos dicas fundamentais sobre esse tema. Continue lendo e descubra!

 

7 dicas para uma direção de qualidade

Caminhoneiros precisam ter uma direção assertiva para lidar com o dia a dia corrido e agitado que enfrentam. Confira sete dicas essenciais para que isso ocorra da maneira adequada:

 

  1. Mantenha uma postura correta ao dirigir 

Prevenir problemas nas costas e lesões ajuda a reduzir as dores musculares intensas que podem ocorrer devido ao longo tempo sentado atrás do volante. Mantenha as pernas e os braços levemente dobrados enquanto dirige e ajuste o banco para encontrar a posição ideal.

 

  1. Tenha pausas regulares para descanso 

Esses momentos irão ajudar a movimentar o seu corpo e distrair a mente da sua ocupação, ou seja, são essenciais para deixar a saúde física e mental em dia.

 

  1. Alimente-se de forma saudável

Seguir uma receita balanceada e comer alimentos nutritivos e que agregam ao seu bem-estar auxilia a manter um bom nível de energia e concentração. 

 

  1. Priorize o sono de qualidade 

Muitos caminhoneiros passam noites em branco, incapazes de descansar adequadamente, o que pode causar diversos danos ao corpo e acidentes. Para solucionar esse problema, reserve entre seis e oito horas para dormir adequadamente.

 

  1. Utilizar técnicas de relaxamento e respiração 

Aprenda e pratique exercícios de meditação que reduzam o estresse e a fadiga durante o expediente de trabalho.

 

  1. Não misture bebida alcoólica com a direção

Ingerir álcool e dirigir, além de ser contra a lei, também é uma combinação perigosa, que gera acidentes e prejudica tanto os motoristas, quanto as outras pessoas na estrada.

 

  1. Faça manutenções periódicas no caminhão

Verifique regularmente a rotina do seu veículo para não ser pego de surpresa por problemas mecânicos. Essa prática de checagem garantirá sua tranquilidade e segurança nas rodovias.

 

Quais são os benefícios de uma direção com qualidade?

Osbenefícios para quem tem uma direção de qualidade são inúmeros. Veja os principais:

  • Melhora da saúde física e mental, reduzindo o risco de doenças e lesões;

  • Aumenta a segurança no trânsito e a prevenção de acidentes;

  • Garante maior produtividade e eficiência no trabalho, contribuindo para o sucesso profissional.

 

A qualidade de vida é o bem mais importante dos caminhoneiros

Por esse motivo, é fundamental preservá-la. Além de seguir todas as dicas que listamos neste artigo, é essencial realizar seus Exames Toxicológicos para garantir que sua saúde esteja em dia.


Para isso, o DB Toxicológico conta com uma equipe de profissionais especializados e preparados para atendê-lo com agilidade e precisão em todas as etapas do procedimento de coleta e recebimento dos resultados dos exames.

Fique por dentro!
Digite seu e-mail e assine nossa Newsletter.