Prolongue a vida útil do pneu do seu caminhão - DB TOXICOLÓGICO

Prolongue a vida útil do pneu do seu caminhão

26/08/2022 10:13

O pneu é um componente essencial do caminhão que precisa estar em bom estado para que o motorista possa percorrer as estradas com eficiência e segurança. Em situações de aquaplanagem, trajetos mal sinalizados, buracos, entre outras intercorrências, é necessário contar com estruturas de borracha capazes de sustentar quaisquer condições de trânsito.

Para gerar economia e conservar diversas partes mecânicas do veículo, a manutenção dos pneus deve estar correta. Além disso, cuidar de forma adequada garante à frota e aos demais usuários de rodovias a segurança para transitar país afora.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar a durabilidade do pneu:

Alinhamento e o balanceamento

Você reparou que seu veículo está puxando muito para um lado, o volante vibrando ou trepidações no solo mesmo em estradas conservadas? Esses fatores mostram que o caminhão está precisando, com urgência, de alinhamento e balanceamento.

O balanceamento é uma manutenção que deve ser realizada periodicamente ou quando o condutor identificar que o conjunto roda e pneu não está funcionando em simultâneo. Quando o caminhão manifesta esse problema, está sujeito a perder estabilidade e tração, além de ocasionar gasto acentuado na borracha, eliminando os sulcos — ranhuras que evitam derrapagens.

Pneus calibrados

É fundamental calibrar os pneus a cada 15 dias ou antes de uma viagem longa. Esse procedimento é rápido e eficiente, além de ter um custo baixo de investimento, que rende muito.

Quando a calibragem é feita adequadamente o pneu tem maior durabilidade. A falta desse serviço pode refletir diretamente na estabilidade, aumentando o desgaste e o consumo de diesel.

Vale também ficar atento, na hora de fazer a calibragem, colocar a pressão correta seguindo as recomendações do fabricante, pois uma pressão excessiva pode desgastar o centro de rodagem e estourar o componente.

Rodízio de pneus

Na maioria dos manuais dos fabricantes é possível encontrar recomendações sobre fazer o rodízio dos pneus. É indicado fazer essa troca, que deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros, para suavizar a diferença de desgaste, melhorando a performance e aumentando a vida útil, sem contar que dá mais estabilidade em curvas e frenagens.

Existem instruções específicas para cada tipo de caminhão, o que é essencial para a eficiência do veículo, visando alinhar os desgastes. Existe, inclusive, uma regra que precisa ser considerada: comece pelos pneus externos para depois lidar com os de dentro.

Entre as técnicas mais utilizadas, estão:

·       Método cruzado, que é muito comum entre motoristas, mas pode ocasionar trepidações no caminhão enquanto a borracha se ajusta ao desgaste;

·       Método longitudinal, que causa um efeito reduzido em relação ao primeiro.

Durante esses procedimentos, não esqueça de verificar as rodas e os aros. Caso eles sejam de modelos distintos, esse rodízio fica inviável, pois as dimensões são diferentes.

Respeite o limite de carga

Para evitar oscilações nos eixos e transitar em segurança, garanta que o veículo não esteja rodando com volume de carga acima do tolerável. Todo pneu de caminhão contém a informação sobre a carga máxima na lateral, que indica o limite de peso do pneu. O excesso pode exigir mais do motor e comprometer o sistema mecânico.

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