Mapa multimodal e mapa rodoviário do Brasil: qual a diferença? - DB TOXICOLÓGICO

Mapa multimodal e mapa rodoviário do Brasil: qual a diferença?

12/08/2022 15:57

Para começar precisamos dividir a palavra multimodal em duas partes é melhor: “Multi” significa vários ou muitos, já “modal” se refere a uma modalidade de transporte. No Brasil temos quatro mapas modais: ferroviário, hidroviário, dutoviário e, é claro, rodoviário.

Vale destacar que um mapa multimodal é mais do que um mapa rodoviário do Brasil, ele é um mapa que representa as ferrovias, as hidrovias e as dutovias. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disponibiliza mapas multimodais para orientar tanto quem pega estrada (ou ferrovia, hidrovia, etc.) quanto quem elabora rotas.

São três opções de mapas multimodais: Mapa Multimodal da América do Sul, Mapa Multimodal Nacional e Temáticos e Mapas Estaduais Multimodais.

Mapa Multimodal da América do Sul

Representa toda a infraestrutura sul-americana rodoviária, ferroviária, hidroviária, dutoviária, além das principais instalações portuárias e aeroportuárias, de todos os países do continente.

No caso das rodovias, o mapa indica quais delas são: duplicadas ou em obra de duplicação; pavimentadas ou em obras de pavimentação; implantadas ou em obra de implantação.

O mapa mostra ainda quais rodovias são em leito natural - construída em terreno natural, sem atendimento às normas, e quais são planejadas.

O Mapa Multimodal da América do Sul é fundamental para aqueles que transportam mercadoria do Brasil para países vizinhos, e vice-versa.

Mapa Multimodal Nacional e Temáticos

É praticamente um mapa rodoviário do Brasil, pois mostra todas as estradas que cortam o país, de norte a sul e de leste a oeste. Nele são representadas as infraestruturas federal rodoviária, ferroviária, hidroviária e dutoviária, assim como as instalações portuárias e também os aeroportos regionais e das capitais.

Semelhante ao da América do Sul, o Mapa Multimodal Nacional e Temáticos indica quais rodovias são: duplicadas, pavimentadas e implantadas ou em obra, de leito natural ou planejadas. Ele é utilizado, principalmente, por profissionais que dirigem em mais de um estado brasileiro.

Mapas Estaduais Multimodais

Já os Mapas Estaduais Multimodais representam as infraestruturas rodoviária, ferroviária, hidroviária, dutoviária, as principais instalações portuárias e aeroportuárias de todas as 27 unidades federativas do Brasil.

Esses mapas mostram todas as estradas que cortam cada uma das unidades federativas brasileiras, sejam elas: duplicadas ou em obras de duplicação; pavimentadas ou em obra de pavimentação; implantadas ou em obra de implantação; leito natural ou planejadas.

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