Exame Toxicológico positivo: o que faço agora? - DB TOXICOLÓGICO

Exame Toxicológico positivo: o que faço agora?

14/07/2023 09:14

E, se o exame toxicológico der positivo, o que devo fazer? Esse é um dos questionamentos que geram mais preocupação entre os motoristas. Afinal, o resultado pode atrapalhar os objetivos profissionais dos caminhoneiros. 


A reprovação, além de levar a multas, pode gerar perda de emprego e a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quer saber a resposta a essa pergunta e como agir quando o seu teste toxicológico for positivo? Acompanhe o texto e confira!


Para que serve o Exame Toxicológico?

O Exame Toxicológico é um teste laboratorial que detecta a presença de substâncias psicoativas no organismo, como maconha, anfetaminas, rebite, entre outras, por um período mínimo de 90 dias. Infelizmente, no Brasil, 700 mil motoristas fazem uso dessas drogas ilícitas, de acordo com a SOS Estrada. Geralmente, são utilizadas para mantê-los acordados na direção, evitando atrasos no trabalho, o que pode causar acidentes no trânsito.

 

O exame identifica também medicamentos controlados, como antidepressivos, ansiolíticos e analgésicos opióides. Alguns podem prejudicar o raciocínio e a tomada de decisão, principalmente quando ingeridos em excesso. Portanto, caso haja necessidade de uso, é preciso haver uma prescrição médica e informar esse consumo na hora de realizar o teste.


Esse tipo de triagem é usada, especialmente, por empresas de transporte que contratam motoristas. O objetivo é garantir a segurança no ambiente de trabalho e no trânsito.


Quais são as consequências de um Exame Toxicológico positivo?

Nesse caso, não será possível renovar a CNH nas categorias C, D e E. Um novo exame pode ser emitido apenas após 90 dias. Além disso, quando o Exame Toxicológico é positivado, o motorista pode ser demitido por justa causa, de acordo com a jurisprudência. Em processos seletivos, o candidato é desclassificado.


Outras consequências do teste positivo se estendem a multas e prisão, caso tenha sido solicitado como parte de uma investigação criminal. Se o indivíduo tentar adquirir um exame negativo, ainda pode ser penalizado por fraude.


Alguns motoristas tentam limpar o organismo para que o exame dê negativo. No entanto, essa prática é ilegal, antiética e perigosa à saúde. Além disso, mesmo que você desintoxique o corpo para reduzir os efeitos das substâncias psicoativas, o teste não será negativo, já que ele é extremamente eficiente.


Deu positivo, e agora?

Caso o seu exame tenha positivado, a orientação é buscar auxílio médico, para avaliar os efeitos das substâncias que você ingeriu. A ajuda é importante, pois esse tipo de droga pode causar vício e outros problemas, como prejuízos à concentração, à memória e ao aprendizado.


Além disso, informe ao empregador. Assim, ele tomará as providências necessárias, de acordo com as normas da empresa e da legislação. Caso você acredite que o teste seja um falso positivo, recorra e solicite novos exames. Apesar de isso acontecer raramente, alguns medicamentos ou outras substâncias podem alterar o resultado.


Para relembrar…

O Exame Toxicológico detecta a presença de substâncias psicoativas no organismo.
Se o teste for positivo, o motorista pode ter a carteira suspensa, além de multas e demissão por justa causa.
Em casos positivos, a indicação é buscar ajuda médica profissional e informar a empresa.
É possível recorrer e solicitar um novo teste, quando houver dúvidas no resultado.

 

Conte com o DB Toxicológico para realizar o seu exame

Com uma estrutura inovadora, atendimento exclusivo e resultados precisos, oferecemos as melhores soluções para a avaliação do consumo de drogas, além de atender às legislações em vigor. Compre agora mesmo o seu Exame Toxicológico.