Como é feita a Toxicologia Ocupacional? - DB TOXICOLÓGICO

Como é feita a Toxicologia Ocupacional?

08/11/2023 10:30

A Toxicologia Ocupacional serve para proteger a saúde dos trabalhadores das empresas de diferentes segmentos e prevenir doenças relacionadas ao trabalho, causadas pela exposição a agentes tóxicos. 

O conceito envolve conhecimentos em Toxicologia, Saúde Ocupacional, Química e Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem como objetivo definir estratégias para reduzir os riscos associados a agentes tóxicos dentro do ambiente ocupacional. Acompanhe o texto e entenda como a Toxicologia Ocupacional é realizada.

O que a Toxicologia Ocupacional analisa?

Entre as funções da Toxicologia Ocupacional, ela avalia os seguintes aspectos dentro do ambiente de trabalho:

– Agentes químicos: ‒  identifica e avalia as diferentes substâncias presentes nos locais de trabalho, o que inclui produtos químicos industriais, solventes, metais pesados, poeiras, gases, vapores, pesticidas, entre outros.

– Exposição dos trabalhadores – analisa a forma como os profissionais entram em contato com esses agentes químicos, seja por inalação, absorção cutânea, ingestão ou contato dérmico, avaliando a intensidade, a duração e a frequência da exposição.

– Nível de toxicidade – a Toxicologia Ocupacional estuda também a toxicidade dos agentes químicos, considerando os seus efeitos à saúde humana.

– Riscos à saúde – o conceito analisa ainda os riscos à saúde associados à exposição, incluindo sintomas imediatos e efeitos a longo prazo, como doenças respiratórias, câncer, disfunções do sistema nervoso, distúrbios reprodutivos e outros problemas.

Como a Toxicologia Ocupacional é realizada?

Após fazer uma completa análise dos tópicos acima citados – de acordo com o segmento da indústria, já que cada área oferece riscos diferentes –, é hora de propor medidas para prevenir os problemas mapeados. Assim, será possível evitar doenças e acidentes de trabalho, mantendo a segurança dos colaboradores.

Além de desenvolver providências de prevenção, é necessário colocá-las em prática e monitorá-las, para assegurar que os riscos não voltem a ocorrer ou que novos perigos apareçam. Nesse cenário, a realização periódica de exames médicos é muito importante, a fim de garantir a saúde dos trabalhadores.

Outro ponto relevante é treinar os colaboradores das empresas, para que saibam como se proteger, manuseando as substâncias de maneira correta e utilizando equipamentos de proteção adequados.

Conte com o DB Toxicológico.

Para fazer os exames periódicos dos colaboradores, é necessário contar com um laboratório de confiança, como o DB Toxicológico. Entre em contato com a nossa equipe e encontre agilidade e eficiência nos resultados, para garantir a saúde dos trabalhadores.