Ansiolíticos e Exame Toxicológico: como fica o resultado? - DB TOXICOLÓGICO

Ansiolíticos e Exame Toxicológico: como fica o resultado?

09/08/2023 10:30

Sabia que os ansiolíticos estão sendo cada vez mais usados pelos brasileiros? Segundo dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cada hora, nos últimos oito anos, cerca de cinco mil caixas desse tipo de medicamento saíram das farmácias do Brasil.

Se você também é uma das pessoas que fazem uso de tranquilizantes e é motorista, fique atento! Pois esses calmantes podem provocar efeitos colaterais, colocando a sua própria vida em risco e a de outros condutores. 

Por esse motivo, motoristas das categorias C, D e E, e que consomem ansiolíticos, acabam ficando em dúvida se o Exame Toxicológico detecta esse remédio controlado. Acompanhe o texto e fique por dentro desse tema!

O que são ansiolíticos?

São remédios que servem para tratar diferentes transtornos mentais, como ansiedade e tensão, além de outras condições psiquiátricas, como insônia, depressão, epilepsia, etc. Geralmente, o seu uso é feito por meio de comprimidos. Além disso, só podem ser utilizados através de prescrição e acompanhamento médico, para que o tratamento seja feito da maneira adequada.

Quais são os efeitos colaterais?

Apesar de esses medicamentos serem usados para garantir maior qualidade de vida aos pacientes, eles podem ocasionar alguns sintomas colaterais, tais como fadiga, diminuição da coordenação motora, sonolência, perda de memória e redução dos reflexos, da atenção e da concentração.

Exatamente por esse motivo, os ansiolíticos são controlados e devem ser prescritos por um médico, evitando risco de dependência química.

O Exame Toxicológico detecta ansiolíticos?

Por serem medicamentos controlados, os ansiolíticos são detectados no Exame Toxicológico. Vale ressaltar que o teste coleta pequenas amostras de cabelos ou pelos do corpo, identificando se houve consumo desses remédios pelo período de 90 a 180 dias.


Dessa forma, o recomendado é que, caso você utilize ansiolíticos, comunique ao laboratório e leve um laudo médico que comprove a necessidade do uso.

Em resumo…

  • Os ansiolíticos são medicamentos que servem para tratar diferentes transtornos relacionados à saúde mental.
  • Por serem controlados, são detectados no Exame Toxicológico.
  • Caso você faça uso de algum ansiolítico, é necessário apresentar um laudo médico que comprove a necessidade no momento do exame.

Acompanhe outros artigos

Permaneça em nosso blog para conferir mais informações sobre o Exame Toxicológico.