5 dicas para quando for pegar a estrada

30/04/2021 12:20

Os motivos são vários para pegar a estrada, certo? Pode ser para visitar um familiar, descer pra praia ou mesmo a trabalho. Mas todos os destinos requerem o mesmo cuidado na estrada, ainda mais em época de pandemia, não interessa se o trajeto é longo ou um simples bate-volta.  Então, confira nossas dicas:

Dica 1: Atenção as medidas sanitárias contra o Coronavírus

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os principais cuidados ao viajar na pandemia devem ser: higienizar frequentemente as mãos com sabão e água, usar álcool em gel, evitar tocar olhos, boca e nariz, usar máscara de proteção facial, e manter distanciamento social.

Dica 2:Verifique se as revisões do veículo estão em dia 

Só saia de casa se o veículo estiver em ótimo estado de conservação. Caso contrário, além de comprometer a sua segurança, você ainda expõe terceiros a riscos desnecessários. Faça as revisões regularmente, porque ninguém merece ficar parado na estrada aguardando socorro.

Dica 3:Cheque o óleo e outros fluídos

Confira o nível do óleo e a validade do lubrificante do motor e do câmbio e do fluido da direção hidráulica e embreagem. Sempre esteja atento ao prazo de troca, se estiver próximo, melhor trocar antes da viagem.

Dica 4:Pneus ok?

Conferir a calibragem dos pneus deve se tornar um hábito, mesmo que seja para rodar na cidade. É importante obedecer a indicação de pressão do fabricante.

Além disso, deve-se checar o estado dos pneus, se observar bolhas pode significar um dano irreversível e é importante realizar a substituição. Sulcos com profundidade igual ou inferior a 1,6 mm diminuem a capacidade de drenagem de água e comprometem tanto a frenagem quanto a tração.

Ah! E não menos importante, cheque o seu estepe, ele está ali para uma emergência, então deve estar sempre pronto para ser usado.

Dica 5: Escolha sempre o melhor caminho

Pode parecer uma dica óbvia, mas não é. Muitas pessoas para chegar mais rápido ao seu destino, acabam escolhendo alguns atalhos não muito seguros. Isso porque na maioria das vezes, são estradas de chão, sem pista dupla, pouco iluminadas ou ainda longe nos postos da polícia rodoviária. Portanto, sempre siga os caminhos indicados pelas placas nas rodovias.

Agora com essas dicas, pode pegar a estrada com mais tranquilidade. Boa viagem!