Você sabe a história das frases de para-choque dos caminhões?

09/05/2022 12:10

Quem nunca andou pelas estradas do Brasil e  se deparou com boas frases de caminhão, não é mesmo? Os caminhoneiros são conhecidos por colocarem frases reflexivas, religiosas, e, é claro, frases engraçadas nos para-choques dos caminhões.

Mas você sabe como eles surgiram? A gente conta!

Como tudo começou?

Tudo começou há muito tempo. A inspiração para as pinturas dos para-choques é originária de uma técnica argentina, da cidade de Buenos Aires, do final do século XIX, o fileteado.

Esse tipo de arte criava e reproduzia linhas e espirais. Na época, era comum o uso de simetria, sombras, perspectivas e efeitos tridimensionais. Destacava-se também a presença de cores fortes e o uso de folhas, pedras e flores nessa manifestação artística. O fileteado era utilizado para customizar e dar beleza às carroças, um dos principais meios de transporte da época.

Com o passar dos anos, contudo, a técnica se converteu numa arte tradicional de Buenos Aires — principalmente, a partir dos anos 70. Além das figuras e do uso dos elementos da natureza, o fileteado incorporou também provérbios e frases, que eram escritos em letras cursivas ou góticas.

Os ônibus e os caminhões que substituíram as carroças com o avanço da tecnologia não abandonaram essa arte. Pelo contrário, deram mais visibilidade a ela, que chegou ao Brasil com os caminhões que nos visitavam para carregar e descarregar mercadorias.

 

Você sabe a história das frases de para-choque dos caminhões?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As figuras e as cores dos para-choques argentinos contagiaram gradativamente os brasileiros. Assim, com o exemplo dos nossos vizinhos, os motoristas nacionais passaram a dar “a sua cara” para o caminhão, tornando-os únicos.

Os para-choques personalizados no Brasil

Imagina-se que eles tenham chegado ao território nacional por volta dos anos 1950. Entretanto, foi na década de 80 que as frases de para-choque de caminhão fizeram mais sucesso. A grande utilização desses veículos para a condução de cargas fez com que os escritos circulassem por grande parte do Brasil. Cada caminhoneiro podia — com a permissão da empresa, se fosse o caso — escrever no para-choque algo que o representasse e o identificasse. Alguns escolhiam trechos de textos religiosos, nomes de familiares, uma pequena reflexão, um protesto ou uma frase bem-humorada.

Rimando ou não, as frases de para-choque de caminhão traziam diversos significados. Em geral, elas tinham como objetivo ser engraçadas ou trazer inspiração aos motoristas de nossas longas estradas.

Nossos caminhoneiros passam tanto tempo longe de seus lares que o caminhão acaba virando uma segunda casa para eles. Por isso, buscam adicionar essas frases como uma forma de se alegrar e de “carregar” a família nas longas viagens.

Você sabe a história das frases de para-choque dos caminhões?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os mais ousados criaram as suas próprias frases e dizeres, fazendo delas, muitas vezes, uma espécie de slogan. Juntamente às letras, tornou-se comum também a pintura de paisagens, animais, faixas coloridas e outros desenhos.

A Cultura caminhoneira no país

Os caminhoneiros sempre tiveram um papel importante para o nosso país, principalmente quando pensamos no interior dele. Não apenas pelas frases de para-choque de caminhão, mas também pelas músicas, filmes e novelas que tinham como protagonistas os motoristas desses grandes veículos.

Certamente, você deve se lembrar do programa matinal “Siga Bem, Caminhoneiro”, da clássica série “Carga Pesada” ou das músicas cantadas por Roberto Carlos e Sula Miranda sobre a vida na estrada, não?

A cultura caminhoneira surgiu nos anos 70, nos Estados Unidos, e segue firme no Brasil, influenciando não apenas as artes, mas também nossa culinária, nossos hábitos e muito mais!

As frases de para-choque de caminhão são a “marca registrada” dos motoristas do Brasil. Respeitando as normas de trânsito, elas podem ser colocadas nos caminhões e nos proporcionar diversão e reflexão nas estradas.

Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!