Filmes de caminhoneiros para você se inspirar - DB TOXICOLÓGICO

Filmes de caminhoneiros para você se inspirar

29/03/2022 14:21

Para aproveitar os momentos de descanso entre uma estrada e outra, nada melhor do que se acomodar na frente da televisão e assistir a bons filmes. E que tal se inspirar com filmes que trabalham a temática, tão importante, da vida dos caminhoneiros? Confira os 6 filmes que selecionamos para você assistir e se inspirar!

Falcão – O campeão dos campeões (1987)

É possível encontrar grandes histórias entre os filmes clássicos, como é o caso de “Falcão – O campeão dos campeões”, de 1987. Estrelado por Sylvester Stallone, conta a história de Lincoln Falcão, que tenta reconstruir sua vida após perder a esposa, por meio da estrada, em seu caminhão.

A frequência das viagens faz com que Falcão se distancie do filho de 12 anos. Na tentativa de reconquistá-lo, o caminhoneiro se inscreve em um campeonato de queda de braço, levando seu filho na aventura. Porém, o avô da criança não gosta nada da história e resolve mandar um grupo de capangas para acabar com a ideia de Falcão.

Confira um trecho:

 

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Quem gosta de uma boa ação e cenas incríveis de fuga vai adorar assistir “Mad Max: Estrada da Fúria”, de 2015. Esse filme segue a estética e a ideia central da trilogia dos anos 80, em que Max (Tom Hardy), um homem que entra em crise após perder seus entes queridos, tenta sobreviver em um mundo pós-apocalíptico.

Neste novo mundo, as pessoas são tiranizadas, sendo os bens mais importantes a água e a gasolina. É essa realidade que leva Furiosa (Charlize Theron), a elaborar uma fuga com um caminhão que é uma verdadeira máquina de guerra, juntando-se à Max, que tenta restaurar a ordem nas cidades desoladas.

Mad Max: Estrada da Fúria” tem muita ação, cenas eletrizantes e efeitos especiais para ninguém botar defeito – motivos que fizeram o filme ganhar 6 Oscars.

Confira o trailer:

 

À Beira do Caminho (2012)

Nada melhor do que um filme brasileiro para mostrar a realidade dos caminhoneiros daqui, não é mesmo? “À Beira do Caminho” é um título nacional, que apresenta a história de João (João Miguel), que resolve deixar sua cidade natal e traumas do passado para cruzar o país.

Suas viagens são sempre solitárias, até ele encontrar um menino escondido em seu caminhão, que tenta encontrar o pai pelas estradas. João acaba levando a criança para outra cidade, mas vai mudando de atitude à medida que desenvolve um laço com o pequeno.

Confira o trailer:

 

Comboio (1978)

O filme narra a história de um lendário caminhoneiro, Rubber Duck (Kris Kristofferson), que se desentende com um xerife e se rebela contra a corrupção policial. Após ser roubado e humilhado pelo xerife Lyle (Ernest Borgnine), Rubber convoca pelo rádio centenas de caminhoneiros para um protesto. Em poucas horas, um poderoso comboio de caminhões de todos os modelos e tamanhos levanta a poeira das estradas do Arizona para juntar-se a ele, rumo ao México.

Essa longa jornada trará à tona questões sociais de classes, raças e sexo, assim como o lugar da lei na sociedade moderna. Mas para chegar ao seu destino e, assim, pôr fim à corrupção policial e a política da qual estão sendo vítimas, eles terão que enfrentar muitos desafios.

Confira um trecho:

 

Encurralado (1971)

Produzido e dirigido por Steven Spielberg, o personagem principal desse longa é um caminhão. Por mais que a intenção pareça cômica no início, trata-se de uma história muito bem-feita, apesar do baixo orçamento. O filme foi gravado em poucos dias com algumas pitadas de humor.

O veículo modelo Peterbilt que persegue o personagem David Mann (Dennis Weaver) é imenso, parece uma baleia jubarte se arrastando sobre a estrada — a motivação dele por trás disso tudo é causar terror. Algo bastante parecido com o clássico Tubarão, do mesmo diretor. Vale a pena conferir pelo fator nostalgia.

Assista a um trecho:

 

O Sal da Terra (2008)

Para encerrar a lista, mais um representante do cinema nacional. “O Sal da Terra” é baseado em uma história real de um padre caminhoneiro. Ao longo de suas viagens pelo Brasil na boleia de seu caminhão-capela, padre Miguel (Edson Rocha) se depara com pessoas de todos os tipos, o que o faz compreender melhor a diversidade humana.

Para ele, essa jornada é uma verdadeira missão que tem o objetivo de amparar os que precisam às margens das estradas. Esse enredo único e cativante fez com que o filme vencesse o prêmio European Spiritual Film Festival. Foi vencedor também do Margarida de Prata, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Confira o trailer:

 

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!