Dia Nacional da Imunização

09/06/2022 14:01

Caminhoneiro: a sua vacinação está em dia?

Com a pandemia da covid-19, a importância da vacinação se tornou ainda mais evidente no Brasil e no mundo. A imunização é uma das principais formas de prevenir doenças. Por meio dela, o corpo fica protegido de vírus e bactérias que afetam seriamente o ser humano, podendo levar à morte. Por isso, o dia 9 de junho é celebrado como o Dia Nacional da Imunização, para incentivar e valorizar essa prática.

Descobertas há mais de 200 anos, após cientistas perceberem a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos (organismos que causam doenças em um hospedeiro, como vírus, bactérias e alguns fungos), em estado inofensivo, as vacinas tiveram um grande avanço ao longo dos anos.

Uma das provas da eficácia do uso delas é a possibilidade de erradicar doenças, como no caso do sarampo.

Vacinação contra a gripe – Caminhoneiros estão no grupo prioritário

A inclusão de caminhoneiros e motoristas de ônibus no grupo prioritário de vacinação contra a gripe é fruto de um pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT) para o Ministério da Saúde. Assim, o objetivo da Confederação é que profissionais de todos os modais recebam esse benefício. São eles:

  • Rodoviário;
  • Ferroviário;
  • Aéreo;
  • Navegação;
  • Portuário.

Da mesma forma, o governo incluiu os caminhoneiros em grupo de prioridades para o recebimento das vacinas contra a covid-19, em janeiro de 2021. Na época, atendeu ao pedido da categoria após ameaça de greve. O objetivo, na ocasião, era vacinar 1,24 milhões de profissionais do volante em todo o país.

Para acelerar o processo de vacinação dos caminhoneiros, a CNT colocou à disposição do governo federal as 159 unidades do SEST SENAT. Elas estão em todo o Brasil. Dessa forma, são pontos de vacinação para a campanha.

Aproveite a data para conferir se as suas vacinas estão em dia. E se não estiverem, já sabe: procure o posto de saúde mais próximo da sua rota e não deixe de se vacinar!